diário nos bairros

Sobram buracos e lixos nas ruas do Bairro Rosário

Foto: Natália Venturini (Diário)
Terreno na Rua Aristides Lobo está tomado pelo mato alto e lixo

Os moradores da rua Aristides Lobo, no Bairro Rosário, dizem que não sabem mais o que é abrir portas e janelas em um dia de sol para arejar a casa. Eles dizem que precisam manter tudo sempre fechado em razão da poeira da via, que não é pavimentada e está cheia de buracos.

- Em dias de chuva, essa rua vira um barral. Já quando o tempo está seco, nos prejudica, já que precisamos ficar com a casa fechada. Quem tem problema respiratório sofre constantemente com o pó - diz uma moradora, que pediu para não ser identificada.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os buracos na Rua Aristides Lobo
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos irá inserir a via no cronograma de ações para a manutenção. Não foi informado prazo. 

Além disso, o trânsito de caminhões pelo local é intenso. Conforme os moradores, os veículos ficam estacionados nas duas laterais da via.

Sobram problemas e falta manutenção no Bairro São José

- Eles (caminhoneiros) passam fazendo manobras na rua e isso abre cada vez mais buracos e prejudica a passagem dos carros aqui pela rua - reclama o morador e porteiro André Luiz Lemos de Souza, 51 anos.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os caminhões na Rua Aristides Lobo
Conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana, o setor técnico fará uma vistoria no local. Não foi informado prazo. 

O porteiro vive há 50 anos no bairro e também reclama de um terreno baldio no cruzamento das Ruas Aristides Lobo e Visconde de Pelotas. No local é possível ver muito lixo acumulado e queimado, além de mato alto.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre o terreno baldio
A Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana diz que o terreno é de propriedade particular e que o Setor de Fiscalização da prefeitura já notificou o proprietário.

Buracos e insegurança preocupam moradores do Bairro Camobi

O antigo depósito dos Correios, que também fica na vizinhança, está com as calçadas irregulares e tomadas por mato, e há muito lixo no pátio do prédio, apesar dos muros que são altos.

- O mato que está crescendo aqui atrapalha que as pessoas passem por essa calçada. Muitas desviam pela rua ou precisam atravessar para seguir caminho - conta o porteiro.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre o antigo depósito dos Correios
A Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana diz que a Superintendência de Fiscalização já notificou a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no mês de abril. Os fiscais do município farão uma nova vistoria. Não foi informado prazo.
Conforme a Superintendência de Fiscalização da Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana, os Correios também serão notificados em relação ao mau estado de conservação das calçadas, conforme foi feito com o terreno. Não foi informado prazo. 

Foto: Natália Venturini (Diário)
Calçada do antigo depósito dos Correios incomoda quem passa no local, já que está esburacada, com mato e lixo


ILUMINAÇÃO

Outra reclamação da vizinhança diz respeito à precariedade da iluminação pública. Quando as lâmpadas queimam, os moradores dizem que a empresa responsável pela troca demora a ir até o local para realizar o conserto.

- Eu moro no bairro há oito anos e já não saio mais à noite em razão da falta de iluminação na rua. A gente tem medo, não é? - conta o empresário Celso Carniel, 56 anos.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a iluminação na Rua Aristides Lobo
Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos a empresa responsável pela instalação, correção, manutenção da iluminação é terceirizada. Os clientes podem entrar em contato pelos telefones (55) 3222-0733 e 3222-5037 ou pelo site

O morador tem um comércio na Rua Visconde de Pelotas e diz que, pela falta de segurança, o estabelecimento já virou alvo de assalto. Conforme ele, o crime aconteceu em plena luz do dia, mas ninguém ficou ferido. A reivindicação do empresário e dos vizinhos é de que a Guarda Municipal intensifique as rondas pelo local.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de ronda no bairro
A Superintendência da Guarda Municipal diz que está sendo desenvolvida uma rota efetiva para atender ao bairro, mas que segue com rondas no local. Não foi dado prazo para o novo modelo. 

Vizinhos do Bairro Juscelino Kubitschek sofrem com buracos e faltam de ônibus

Carniel também diz que muitos animais são abandonados próximos ao antigo depósito dos Correios e ficam à mercê da sorte na rua.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os animais abandonados
A Secretaria de Meio Ambiente diz que situações de maus tratos podem ser denunciadas ao Batalhão da Brigada Ambiental pelos telefones (55) 3221-7372 ou 3286-1455.

Outra reclamação da vizinhança é de que não existem paradas de ônibus nem transporte coletivo para o bairro.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de paradas de ônibus e transporte coletivo
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a prefeitura está buscando alternativas para a reparação dos abrigos. Não foi informado prazo para a solução do problema.
Ainda conforme a prefeitura, os moradores podem solicitar o transporte coletivo para a região no Protocolo Geral da prefeitura, no Centro Administrativo Municipal (Rua Venâncio Aires, 2.277)

Moradores do bairro Rosário convivem com assaltos a pedestres e estabelecimentos

Ainda conforme os moradores, muitos acidentes acontecem em virtude da sinalização de trânsito nos cruzamentos das ruas Visconde de Pelotas e Ernesto Beck.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os acidentes no cruzamento das Ruas Visconde de Pelotas e Ernesto Beck
A Secretaria de Mobilidade Urbana diz que uma vistoria será feita no cruzamento e, se constatado a falta de sinalização, o cruzamento entrará no cronograma de reparos. Não foi informado prazo.

Além disso, a vizinhança também reclama da falta de limpeza nas ruas do bairro.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de limpeza nas ruas
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos diz que a limpeza das vias públicas é realizada pela SulClean, mas, conforme contrato estabelecido com o município, a empresa só atende 18% da cidade. A prefeitura não informou se o local será limpo, nem quando. 

Está bem difícil passar pelas ruas do Bairro Lorenzi

Também faltam placas com os nomes das ruas em diversos pontos do bairro.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de placas de sinalização de nome de ruas e de trânsito
A Secretaria de Mobilidade Urbana diz que está fazendo um levantamento de sinalizações horizontais e verticais no município e que o local citado será vistoriado e, se necessário, será incluso no cronograma de ações da pasta. Não foi informado prazo para que o serviço seja feito.

E outra reclamação dos moradores diz respeito a um dos postes localizados na Rua Aristides Lobo, que está preso na fiação e em uma estaca de madeira.

Faltam calçamento e sinalização no Bairro Nonoai

- Há muitos anos, aquele poste está daquela maneira. Todos os moradores já pediram, mas os responsáveis nada fizeram até agora. Espero que não seja preciso acontecer algo para eles trocarem - lamenta Souza.
O QUE DIZ A REGE SUL Sobre o poste de madeira preso à fiação
A assessoria de comunicação da companhia elétrica RGE Sul diz que foi feita análise técnica do poste da Rua Aristides Lobo, mas que o mesmo não oferece risco à comunidade. Ainda assim, a substituição do poste está programada para o mês de julho.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

A reivindicação é por asfalto e saúde no Bairro Pinheiro Machado Anterior

A reivindicação é por asfalto e saúde no Bairro Pinheiro Machado

Moradores sofrem com buraqueira nas ruas e falta de infraestrutura no Bairro Passo das Tropas Próximo

Moradores sofrem com buraqueira nas ruas e falta de infraestrutura no Bairro Passo das Tropas

Diário nos Bairros